QUESTÕES PARA ANÁLISE
1. As comunidades indígenas são muito diferentes umas das outras. No momento da
chegada dos europeus, a partir do século XV, a Europa tomou conhecimento da
diversidade cultural dos habitantes do Novo Mundo.
· Explique as principais características da vida política, econômica, social e
religiosa das sociedades caçadoras e coletoras.
· Compare as sociedades caçadoras e coletoras com as grandes civilizações
agrícolas, utilizando os critérios da questão anterior. P. 19
2. Explique o funcionamento e o simbolismo de um ritual antropofágico. P. 19
3. Compare a cultura dos Incas, astecas e maias com as sociedades orientais do Egito e
da Mesopotâmia. Utilize como critérios de comparação a cultura, as invenções, os
aspectos religiosos, a arquitetura, a organização política e a arte.
4. Por que foi fundamental para os espanhóis construir a Cidade do México sobre
Tenochtitlán p. 19
5. A mineração foi a atividade econômica mais importante da América espanhola do
período colonial. A exploração sistemática das riquezas minerais se concretizou
com a adoção de duas formas principais de exploração do trabalho indígena, o
repartimento e a encomienda.
Caracterize esses dois regimes de trabalho que predominaram na América
espanhola. P. 29
6. Os primeiros escravos negros chegaram ao Novo Mundo no início do século XVI.
Por três séculos e meio, as principais potências marítimas competiram entre si em
torno do lucrativo tráfico de escravos, que levou aproximadamente dez milhões de
africanos para as Américas. (Baseado em David Brion de Janeiro, Civilização
Brasileira, 2001. p. 24)
Caracterize a escravidão negra na América espanhola durante o período colonial.
7. Sobre a colonização inglesa na América do Norte:
· Relacione o processo de conquista e colonização com a Reforma
Protestante na Inglaterra
· Compare o tipo de colonização que se desenvolveu nas colônias inglesas do
sul com a que se desenvolveu no norte e no centro, destacando os fatores
que explicam essa diferença.
8. A partir de trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pelas
Nações unidas, estabeleça uma discussão sobre racismo e outros tipos de
preconceitos existentes nos EUA e no Brasil
Artigo 1º - “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e
direitos, são dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos
outros com espírito de fraternidade;”
Artigo 2º - “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades
estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça,
cor, sexo, língua, religião, opinião política, ou de outra natureza, origem
nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. [...]” p. 12
final do livro.
9. De acordo com o cap IV (p. 41) a organização político-administrativa na América
portuguesa foi marcada por um complexo sistema tributário no Brasil.
· Descreva todos os Impostos desse período e relacione com os impostos
cobrados hoje: www.esaf.fazenda.gov.br.
· Para que servem os tributos cobrados pelo poder público?
· O primeiro empreendimento de exploração econômico ao qual se dedicaram
os portugueses foi a extração do pau-brasil, encontrado numa larga faixa
litorânea que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. Essa
extração contava com mão de obra escrava indígenas. E hoje no Paraná
quem explora economicamente nossas riquezas? Quem explora? Onde
explora? O que explora? E para onde são escoadas? Informe algum projeto
político que defenda a redução de impostos no Brasil?
10. O Tratado de Tordesilha dividia o mundo entre portugueses e espanhóis. Defina
como era esse Tratado.
11. As terra que eram divididas pelo Tratado estavam desabitadas? Comente.
12. Cite as principais atividades econômicas no Brasil no século XVII e compare com
as do século XXI. P. 53 e 57 manual 2 ano
13. Atualmente o Brasil é o maior produtor de cana-de-açucar, cuja produção se destina
principalmente às usinas de álcool. O marco da expansão dos canaviais no Brasil foi
a crise do petróleo de 1973, momento em que se desenvolveu a produção de álcool
combustível no Brasil e o cultivo de cana avançou sobre a terras antes destinadas à
produção de alimentos. P. 57
· Faça um pesquisa sobre a crise econômica internacional ocorrida em 1973, e
seus efeitos para a produção do álcool no Brasil e seus efeitos para o meio
ambiente e para a sociedade brasileira da expansão da agroindústria da canade-
açucar nas últimas décadas do século XX.
14. A primeira investida holandesa ocorreu em ........, na ......... p. 62
15. Sobre a presença holandesa no Brasil :
· Cite os pontos da dominação Holandesa no Brasil p. 63
· Relate como foi a chegada dos holandeses no Brasil p. 63
16. Dentre os colaboradores dos holandeses, destacou-se a figura de Domingos
Fernandes Calabar. Mulato nascido em Alagoas, perito conhecedor das terras onde
se desenvolvia a guerra brasílica – as guerrilhas contra os holandeses -, Calabarluso-
brasileira. Integrante inicialmente das forças que tentavam impedir a conquista
do território pernambucano, acabou tornando-se um eficaz colaborador dos
holandeses, até ser preso, executado e esquartejado pelos luso-brasileiros. Traição
era uma atitude cotidiana, aliás implícita na própria colocação do problema:
defender Portugal ou defender a Holanda significava uma traição ao Brasil. Para os
holandeses, entretanto, Calabar é um herói. Na verdade, ao contrário de muitos
delatores ou mercenário, Calabar fez uma opção. Leia o livro Calabar: o elogio da
traição para você entender a presença dos holandeses no Brasil e destaque os
motivos políticos internos e externos que ocasionaram a expulsão do Brasil
Colônia.. (BUARQUE, Chico e GUERRA, Ruy. Calabar: o elogio da traição. 17
ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1993) p. 63
17. Destaque os principais quilombos do Brasil do século XVII-XIX.
18. Releia as informações sobre o Quilombo dos Palmares (texto e boxe), na página 64,
(seu manual de história) faça uma ficha sobre o Quilombo destacando:
· O que foi o Quilombo dos Palmares
· Onde ele se localizava
· Principais líderes do quilombo
· Eles estavam isolados. Comente.
· Por que eles se refugiaram nas matas
19. Procure saber se no seu Estado existe alguma comunidade remanescente de
quilombo, ou alguma instituição que trata da presença da cultura negra. (Ver
www.itcg.pr.gov.br aqui você pode baixar os mapas) e relacione todas as
comunidades quilombolas existentes.
Sugestão: eleja alguns representantes para fazer uma entrevista com o Jeferson do ITCG
ou convidá-lo para uma palestra sobre esse tem na escola e outra equipe falar com o
Grupo Clóvis Moura (William) e na SEED (Educação no Campo Cassius) ou também a
Professora do Estado Clemilda (neste caso entrar em contato com o Professor Paulo
Dias) para saber o que eles fazem e sua relação com as comunidade quilombolas ou
convidá-los para uma palestra também (ver na biblioteca da escola o livro – Paraná
negro.)
20. As formas de arrecadação dos impostos estabelecidos pela Corroa eram variados.
Caracterize os seguintes impostos: p. 79
· Quinto
· Finta
· Sistema de captação
· derrama
21. Os negros que eram vendidos para trabalhar nas minas em Minas Gerais viam de
qualquer parte da África ou de algum território africano em especial? Porque.
Comente.
22. O ouro de Minas Gerais financiou que Revolução na Europa? Faça um paralelo com
o que acontecia no Brasil Colônia e a Europa. P.79
23. Leia o Livro Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre (Cap. I Características
gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária,
escravocrata e híbrida)
· Que relação existe entre Casa Grande (Condomínios fechados ou alfaville) e
senzala (periferia)
· A nossa arquitetura ainda reserva ambientes em que estabelece as
diferenças em seu interior, isto é, elevador de serviço, quarto da empregada
e banheiro etc.
· Traga fotos em que evidencie ambientes internos e externos que demonstre
altas residências contratando com as residências precárias.
(preferencialmente próximo onde você mora, trabalha ou estuda).
· Podemos afirmar que o modelo Casa Grande e Senzala ficou lá no passado?
Comente.
24. Conceitue o que é Iluminismo?
quinta-feira, 28 de maio de 2009
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